quinta-feira, 15 de agosto de 2013

A Poluição Marinha

 A poluição marinha é uma dos maiores problemas ambientais que atingem o nosso planeta atualmente.
 Sendo causada principalmente por vazamento de petróleo;
lançamento de esgoto doméstico nos rios e mares;
e lixo deixado nas praias ,que somam em média 14 bilhões por ano.


 E quem sofre diretamente com isso são os animais marinhos,que acabam ingerindo o lixo ,se enredando nas redes jogadas no mar e muitas vezes acabam morrendo.Quando ocorre o vazamento de petróleo os mamíferos ,assim como as aves, ficam com o óleo impregnado no corpo e não conseguem manter a temperatura do corpo estável e acabam morrendo.





Ave atingida pelo petróleo
Baleia atingida também atingida pelo petróleo



















 Os animais marinhos não são os únicos que são atingidos nós ,humanos, também somos muito atingidos com isso.Só para vocês terem uma ideia:
Anualmente, cerca de 100 milhões de toneladas de pescado, são a principal fonte de proteína para 2.000 milhões de pessoas. 
Muitas algas e animais marinhos são utilizados para os mais variados fins. As algas são utilizadas na indústria do papel, fotográfica, alimentar, farmacêutica e vinícola. Da carapaça dos crustáceos retira-se quitina, que é utilizada no tratamento de queimaduras e reconstrução de vasos sanguíneos.
Do peixe retiram-se diversos compostos, com múltiplas aplicações desde a pintura, lubrificantes e indústria da borracha. 
Das esponjas retiram-se substâncias que são empregues no fabrico de fármacos para combater doenças, como o cancro e a SIDA.
Os recursos vivos que retirarmos dos oceanos são uma grande fonte da economia mundial e, quando a poluição marinha acontece muitos desses recursos são atingidos e diminuem muito a nossa economia.

Muitas pessoas podem achar que o ''pulmão'' do mundo é a Floresta Amazônica ,mas na verdade estão muito enganados o ''pulmão'' do mundo está nos oceanos ,e tudo isso devido as algas.

 As algas são responsáveis por 70% da fotossíntese realizada no mundo e quando ocorre o vazamento de petróleo ,uma parte deste óleo se espalha pela superfície da água ,formando uma fina camada que diminui a passagem da luz e com isso impossibilita a realização da fotossíntese e acaba prejudicando todo os seres vivos,tanto nós humanos quanto os demais animais.

    E o que nó podemos fazer para minimizar a Poluição Marinha?

*Devemos construir navios petrolíferos mais seguros para que não ocorra o vazamento deste óleo;
*Devemos instalar ,nas cidades que não possuem, estações de tratamento de esgoto,para que este não seja também jogado no mar;
* Proibirmos a descarga de efluentes nos mares;
*E principalmente temos que ter a consciência  que de aquele lixo que muitos de nós deixamos nas praias ,se não recolhido, irá para os oceanos e prejudicarão toda a natureza.

Mantenha a praia limpa,faça a sua parte pelo um mundo melhor.
       

                   ''Onde existe preservação da natureza,existe futuro''

Nenhum comentário :

Postar um comentário